Cuidar da barba e do bigode pode não ser tão fácil como alguns homens imaginam. Quanto maior for a barba, mais cuidados são precisos para que ela continue com um bom aspecto e que, principalmente, seja atraente. Para isso, existem alguns cuidados que podemos tomar para que a barba esteja sempre bem cuidada.
Entre os cuidados comuns, como aparar a barba e retirar o excessos, temos ainda shampoos criados especialmente para as barbas e também, os óleos de barba que servem para serem usados logo após a higienização. Portanto, vamos às explicações:
1. Mas afinal, para que serve o óleo de barba?
Os pelos do rosto precisam do mesmo cuidado que os cabelos, principalmente quando a barba está grande e volumosa. Para tirar aquele aspecto de "sujo" da barba, quando os fios não estão "uniformes" (que é o natural para muitos homens), existe o óleo para barba. Geralmente, a barba volumosa acaba ficando mais ressecada, quebradiça e desgrenhada, principalmente por ficar exposta aos agressores naturais do dia a dia, como o sol por exemplo e a poluição e as sujeiras do ar.
O óleo de barba serve então para hidratar os pelos da barba (e também a pele), fazendo com que a barba fique macia e principalmente faz com que seja mais fácil moldar os pelos. Com o óleo, os pelos da barba ficam mais unidos e hidratados, perdendo aquele aspecto ressecado.
Existem ainda óleos que deixam a barba mais brilhante. potencializando sua cor. O óleo de barba serve então para dar aquele aspecto de limpo para a sua barba, ao mesmo tempo que deixa os pelos macios e facilmente modelados. Alguns óleos têm também aroma, deixando a barba cheirosa.
2. Para quais tipos de barba devemos usar esses óleos?
O óleo de barba serve para as barbas mais longas, ou seja, para quem realmente deseja ser visto como "barbudo". Na da impede de você usar esses óleos em barbas mais curtas, porém, a pele tem o seu próprio mecanismo de hidratação. Quanto maior for a barba, e portanto, mais distante da pele, mais difícil fica para ocorrer essa hidratação natural, e para isso existem os óleos, que lhe dão auxílio para manter a barba hidratada, principalmente as pontas.
3. Quando utilizar o óleo para barba?
O uso do óleo para barba é recomendado logo pela manhã, depois de fazer a higienização da barba. É interessante fazer essa higienização no banho, pois assim fica mais fácil eliminar as sujeiras da barba. É interessante lavar a barba com água quente, pois isso auxilia na abertura dos folículos e poros, permitindo uma melhor absorção do óleo.
4. Como aplicar o óleo para barba?
Após feita a limpeza, é hora de aplicar o óleo. Quase sempre eles vêm com um conta-gotas e apenas algumas gotas são necessárias (entre 5 a 8 gotas). Tome cuidado para não exagerar. Coloque o óleo diretamente nas mãos, esfregue-as bem e comece a aplicação, massageando em movimentos alternados e uniformes.
É interessante também utilizar um pente para que o produto se espalhe por todos os fios. Depois de pentear, basta esperar por alguns minutos para a barba absorver o óleo, o que faz com que ela fique macia pelo resto do dia.
5. Do que é feito o óleo para barba?
O óleo para barba é na verdade uma combinação de vários outros óleos, que juntos servem especificamente para cuidar dos pelos da barba. Claro que cada produto terá a sua combinação, servindo então para cumprir o seu objetivo, que em algumas ocasiões vão além da hidratação.
Dentre as combinações mais comuns está o óleo de jojoba, que serve para dar brilho e regular o excesso de oleosidade da pele; o óleo de argan, que é rico em vitamina e que serve para hidratar e restaurar o pelo; o óleo de castanha, para deixar a pele mais macia; e o óleo de semente de uva, para dar sensação de limpeza.
Existem diversos óleos de barba disponíveis no mercado. O importante é encontrar o que sirva para o que você deseja se que se encaixe nas suas necessidades. É possível também comprar o kit, que vem como o óleo para barba, shampoo, cera e até mesmo o pente.
Se você gostou deste texto, deixe seu comentário.