domingo, 31 de agosto de 2014

Como Prevenir a Queda de Cabelos Masculinos

A queda de cabelos, seja em homens ou mulheres, sempre provoca preocupações, mas, principalmente nos homens, pois o risco da calvície é bem maior entre o sexo masculino que no sexo feminino. Até certo limite - cem fios por dia, a queda de cabelos é considerada normal, e em determinadas épocas do ano também, como no outono, quando caem mais fios. Porém, quando a queda extrapola muito esses números, é necessário procurar orientação médica, pois pode ser um problema orgânico.


Dicas para amenizar a queda de cabelos

Se você está sofrendo com queda crônica de cabelos, procure um dermatologista, e dependendo do nível do seu caso ele indicará o uso de medicamentos com formulação contendo Minoxidil, Avicis ou Finasterida.

Mas, se seus cabelos estão caindo na quantidade considerada ainda normal, porém, se você quer minimizar ou prevenir a queda de cabelos, faça uma boa limpeza no couro cabeludo sempre que lavar os cabelos (o ideal é lavar os cabelos todos os dias, para não acumular óleo e sujeira e obstruir os folículos do couro cabeludo) e de preferência utilizando produtos antiqueda, como shampoos e tônicos capilares.

E para prevenir a queda de cabelos você também deve transformar sua alimentação, incluindo em seu cardápio alimentos que contenham vitamina B6 e zinco, como nozes, peixes, fígado de boi, aves, milho, grãos integrais, banana, feijão, couve-flor, laranja, abacaxi, pera, uva, tomate e soja. Você também deve evitar ao máximo o uso de bonés e chapéus, para que o couro cabeludo não fique abafado e desencadeie a queda de cabelos. E também não durma com os fios molhados, seque-os muito bem antes de dormir.


E então? Gostou, não gosto? Deixe comentários, elogios, críticas e sugestões. Quer ler sobre algum artigo? Mande sua mensagem.

Não se esqueça de compartilhar este Blog e a nossa página no Facebook com seus amigos.

Até a próxima. Valeu!


segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Os Fantásticos Pubs Irlandeses

Brazen Head Pub
Frente do pub Brazen Head
Ao se mencionar a palavra pub, talvez uma das primeiras coisas quem vem à cabeça é a Irlanda. E não é por menos, já que esse país é famoso por seus pubs, sendo considerado por muitos o precursor da "cultura pub" mundo afora, onde o primeiro pub que se tem notícia , o Brazen Head, foi fundado na cidade de Dublin em 1198.

Hoje em dia é praticamente impossível um país onde não seja encontrado um pub irlandês, ou pelo menos uma tentativa de se recriar este tipo de ambiente.

E por que eles são famosos? A boa música, a comida, o ambiente aconchegante e, invariavelmente a cerveja, seriam as melhores respostas. Mas não é tão somente isso que faz dos pubs irlandeses ambientes requisitados no mundo todo. Há uma magia, algo quase místico envolvendo esses lugares. Eu não saberia dizer se é pelo estilo de decoração com muita madeira lembrando tavernas medievais, se seria pelo toque de misticismo presente na escrita gaélica ou se seria pelo espírito descontraído, festeiro e cervejeiro do povo irlandês. Talvez uma mistura de tudo, mas não me arrisco a dizer.

Não há uma definição exata sobre o que é um pub, mas seu nome vem de public house, um lugar onde as pessoas se reuniam para se divertir, sem nenhum compromisso além desse. Historicamente um pub seria a fusão entre Tavern Houses, locais que no passado eram destinados aos encontros dos comerciantes locais para efetuar negociações e tomar vinho; os Inns, que eram hospedarias geralmente ligadas a mosteiros e eram destinados aos forasteiros; e as Alehouses, que nada mais eram que locais onde as donas de casa produziam cervejas e as vendiam para os frequentadores em busca de diversão. Como cada um foi absorvendo as características do outro (é comum encontrar alguns albergues e hoteis ligados a algum pub) e, principalmente a partir do final do século XIX, com a busca por espaços onde se pudesse comer, beber e ouvir boa música, passou-se então a ser estabelecidos locais com as características dos pubs que conhecemos hoje, que são locais intimistas, com decorações ligadas aos produtos da casa e torneiras de chope com a logomarca das respectivas cervejas ao longo dos balcões.
Um pub em Howth
Varanda de um pub na Irlanda


Deixando para este post algumas considerações somente sobre os pubs de Dublin, cabe dizer que os irlandeses são bons em receber os turistas e sentem-se orgulhosos quando forasteiros se interessam por sua cultura, inclusive a dos pubs. Elogios poupados podem privar o turista de conhecer um lado anfitrião que muitos acabam não conhecendo.

Se fosse fazer uma lista dos pubs de Dublin, essa lista teria mais de 1000 estabelecimentos. É nos pubs que se dá o maior consumo de toda a cervaja produzida na Irlanda.

A região do The Temple Bar (esse pub você pode ver ao vivo acessando EarthCam.com - temos um link na lateral deste Blog), que é formada por vários quarteirões ao redor de uma rua bem no centro de Dublin, é famosa por ter uma grande concentração de pubs. Alguns deles são:

Oliver St John Gogarty
Hard Rock Cafe
The Quay's Bar
Fitzsimons
Whelan's
The Bleeding Horse
The Bernard Shaw
Flennery's Bar and Cafe

Vale lembrar que, por serem "espaços públicos", a maioria dos pubs não cobra entrada e os que o fazem, costumam fazê-lo depois das 23h00.

Outra coisa é que a lei antitabagismo é seguida à risca na Irlanda; portanto, nada de fumar no interior dos pubs, a menos que você esteja em um fumódromo.

Fachada do The Temple Bar

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Os relógios mais bonitos do mundo

O relógio nasceu como uma simples máquina para ajudar as pessoas a não perderem a hora e honrarem os seus compromissos. Mas há muito tempo de deixou de ser um simples objeto com essa simples função e passou a ser, para muitos, um objeto de poder, riqueza, ostentação e até sexualidade.

Não vamos entrar aqui na história do relógio, mas sim ao que interessa: as imagens!