Frente do pub Brazen Head |
Hoje em dia é praticamente impossível um país onde não seja encontrado um pub irlandês, ou pelo menos uma tentativa de se recriar este tipo de ambiente.
E por que eles são famosos? A boa música, a comida, o ambiente aconchegante e, invariavelmente a cerveja, seriam as melhores respostas. Mas não é tão somente isso que faz dos pubs irlandeses ambientes requisitados no mundo todo. Há uma magia, algo quase místico envolvendo esses lugares. Eu não saberia dizer se é pelo estilo de decoração com muita madeira lembrando tavernas medievais, se seria pelo toque de misticismo presente na escrita gaélica ou se seria pelo espírito descontraído, festeiro e cervejeiro do povo irlandês. Talvez uma mistura de tudo, mas não me arrisco a dizer.
Não há uma definição exata sobre o que é um pub, mas seu nome vem de public house, um lugar onde as pessoas se reuniam para se divertir, sem nenhum compromisso além desse. Historicamente um pub seria a fusão entre Tavern Houses, locais que no passado eram destinados aos encontros dos comerciantes locais para efetuar negociações e tomar vinho; os Inns, que eram hospedarias geralmente ligadas a mosteiros e eram destinados aos forasteiros; e as Alehouses, que nada mais eram que locais onde as donas de casa produziam cervejas e as vendiam para os frequentadores em busca de diversão. Como cada um foi absorvendo as características do outro (é comum encontrar alguns albergues e hoteis ligados a algum pub) e, principalmente a partir do final do século XIX, com a busca por espaços onde se pudesse comer, beber e ouvir boa música, passou-se então a ser estabelecidos locais com as características dos pubs que conhecemos hoje, que são locais intimistas, com decorações ligadas aos produtos da casa e torneiras de chope com a logomarca das respectivas cervejas ao longo dos balcões.
Varanda de um pub na Irlanda |
Deixando para este post algumas considerações somente sobre os pubs de Dublin, cabe dizer que os irlandeses são bons em receber os turistas e sentem-se orgulhosos quando forasteiros se interessam por sua cultura, inclusive a dos pubs. Elogios poupados podem privar o turista de conhecer um lado anfitrião que muitos acabam não conhecendo.
Se fosse fazer uma lista dos pubs de Dublin, essa lista teria mais de 1000 estabelecimentos. É nos pubs que se dá o maior consumo de toda a cervaja produzida na Irlanda.
A região do The Temple Bar (esse pub você pode ver ao vivo acessando EarthCam.com - temos um link na lateral deste Blog), que é formada por vários quarteirões ao redor de uma rua bem no centro de Dublin, é famosa por ter uma grande concentração de pubs. Alguns deles são:
Hard Rock Cafe
The Quay's Bar
Fitzsimons
Whelan's
The Bleeding Horse
The Bernard Shaw
Flennery's Bar and Cafe
Vale lembrar que, por serem "espaços públicos", a maioria dos pubs não cobra entrada e os que o fazem, costumam fazê-lo depois das 23h00.
Outra coisa é que a lei antitabagismo é seguida à risca na Irlanda; portanto, nada de fumar no interior dos pubs, a menos que você esteja em um fumódromo.
Fachada do The Temple Bar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário