Há algum tempo li um artigo do jornal New York Times entitulado "Porque Bilíngues São Mais Inteligentes". O artigo traz uma visão bem-humorada da necessidade atual de saber falar uma segunda língua além do fato de pessoas que a falam são mais inteligentes.
Algumas vantagens de quem aprende a falar (leia-se falar, escrever e entender, além de conversar) em uma segunda língua:
Aumento da Inteligência
O artigo do NYT é correto cientificamente, uma vez que o treino bilíngue faz com que o cérebro reconheça, negocie o significado e comunique-o em diferentes sistemas.
Conquista de Novas Habilidades
Sejam profissionais, culturais, pessoais. Conhecer uma segunda língua abre-se a visão e o entendimento, além da capacidade de pesquisa e conhecimento.
Prevenção do Mal de Alzheimer e Demência na Velhice
Estudos comprovam que pessoas que falam apenas uma língua têm a probabilidade de adquirir essas doenças mais cedo que os bilíngues.
Aumento da Memória
Educadores comparam o cérebro a um músculo que melhora a capacidade se exercitado, e o estudo de línguas tem grande influência no aumento da capacidade de memorização.
Aumento do Raciocínio
Um estudo da Universidade de Chicago diz que bilíngues são mais rápidos nos quesitos percepção do ambiente, tomada de decisões e checagem de erros.
Há pelo menos 20 motivos porque uma pessoa deve aprender uma segunda língua:
1. Imigração para outro país.
2. Comunicação com família e amigos de outras nacionalidades.
3.Viagens internacionais.
4. Relacionamentos pessoais ou profissionais com estrangeiros.
5. Crescimento profissional.
6. Estudo em universidades internacionais ou pesquisas.
7. Aumento no conhecimento em uma área estudando material em outras línguas.
8. Comunicação secreta e particular.
9. Pesquisar a história da família e/ou ascendentes que imigraram para seu país.
10. Entendimento de culturas diversas.
11. Religião e conhecimento da mesma.
12. Apreciação da cozinha internacional.
13. Interesses em linguística.
14. Aprendizado de músicas em outras línguas e seus significados.
15. Entendimento de sua própria língua e apreciação de sua cultura.
16. Manutenção saudável da mente.
17. Vivência de um grande amor.
18. Encontro de um grande amigo.
19. Serviço como tradutor ou intérprete.
20. Sentimento de pertencer e ser parte de uma comunidade.
Recursos Para Aprender Outras Línguas
Há várias formas de aprender outras línguas, seja o inglês, o espanhol ou outras. Muitas são as escolas de cursos básicos ao avançado, cursos especiais para quem vai viajar ou precisa de um tratamento VIP. Algumas ideias interessantes para aprender diferentes línguas são:
- Procurar escolas privadas ou professores especializados em diversos cursos de acordo com a necessidade e interesse do aluno. Tem para todos os bolsos.
- Sites de conversação e dicas básicas online, onde pode-se aprender e conhecer pessoas de vários países que possuem os mesmos interesses, como o Learn A Langauge, Live Mocha ou Babbel.
- Cursos em DVD/CD para estudo em casa, onde pode-se ouvir e repetir as palavras e treinar a pronúncia.
- Fazer um intercâmbio cultural e passar pelo menos um ano em outro país aprendendo a língua. Isso pode ser feito através de Agências ou Serviços Especializados.
- Os maiores países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha entre outros, possuem escolas locais especializadas nas maiores cidades para ensinar a língua local aos imigrantes também, em caso de viagem direto ao destino de escolha, por preços acessíveis.
- Assistir a filmes estrangeiros sem legenda para treinar o ouvido é uma boa pedida.
- Ouvir músicas dos cantores e bandas favoritos e estudar sua tradução e seu significado.
- Sites de variedades.
Agora, tenha em mente que mesmo aprendendo outra língua, muitas vezes vai se deparar com pessoas que não entendem o que você diz no país em questão devido a um sotaque que temos de nossa língua pátria. Quanto mais cedo você começar a aprender outras línguas, menos sotaque você terá, e isso será um benefício muito grande, principalmente para as crianças.
A dica é ter bom humor e aproveitar a situação, estudar mais, ser humilde, ajudar outras pessoas a lhe entenderem e melhorar ainda mais o vocabulário na língua desejada para aumentar a capacidade de expressão. Afinal, hoje em dia, falar uma segunda língua para quem não a usa com frequência pode ajudar somente com coisas mínimas do dia a dia, mas quem sabe um dia será questão de sobrevivência?
Enfim, pare de adiar e se lance em um mundo de conhecimentos. Há muitas maneiras de começar. Aproveite as oportunidades.