terça-feira, 10 de março de 2015

As Mais Famosas Salas de Concertos do Mundo

Quando surgiram os primeiros grupos sinfônicos, na segunda metade do século 18, a sociedade cultural sentiu a necessidade de um local com uma acústica melhor para suas apresentações.Os primeiros locais foram as naves de grandes igrejas alemãs, como a "Thomaskirche", em Leipzig, utilizada para os concertos de Johann Sebastian Bach. O tempo passou e somente no início do século 19 foram inaugurados teatros específicos para a música. As mais antigas salas de concerto foram inauguradas na segunda metade do século 19 e hoje estão espalhadas pelo mundo inteiro.

ROYAL ALBERT HALL, LONDRES www.royalalberthall.com

Com capacidade para mais de 8 mil pessoas, a Royal Albert Hall, em Londres, foi inaugurada em 29 de março de 1871 pela rainha Vitória, em memória do seu falecido marido Albert. A arquitetura do teatro é uma das mais preciosas e distintas do mundo e artistas de todos os gêneros se apresentaram em seu palco. Desde sua inauguração, a Royal Albert Hall tem sido utilizada para eventos culturais e desportivos, com concertos ou espetáculos musicais. A sala já contou com a presença de Led Zeppelin, Oasis, Beatles, Lang Lang, Andrea Bocelli e Adele.


CONCERTGEBOUW, AMSTERDàwww.concertgebouw.nl

Graças à excelente acústica do Concertgebouw, em Amsterdã, ela é considerada uma das três melhores salas de concerto do mundo. Ela é também a sede da Orquestra Real de Concertbouw. Atualmente, nessa sala interpretam-se cerca de oitocentos concertos ao ano para um público de 850 mil pessoas, sendo consideradas uma das salas mais visitadas do mundo.


KURHAUS, ALEMANHA www.amrathkurhaus.com

O Espaço Kurhaus foi construído entre 1884 e 1885 originariamente para servir como um hotel com uma sala de concertos. O edifício foi fechado em 1969 e em 1975 o Kurhaus foi conservado da demolição e tombado como um edifício histórico. A construção foi renovada inteiramente e prospera mais uma vez como uma das mais bonitas salas de concerto do mundo.


SALA SÃO PAULO, SÃO PAULO www.salasaopaulo.art.br

O imponente edifício da Estrada de Ferro Sorocabana abriga hoje a Sala São Paulo. Sede da OSESP, é uma das mais importantes casas de concertos e eventos do país. Tombada como patrimônio histórico pelo Condephaat, a Sala São Paulo foi inaugurada em 09 de julho de 1999 com a apresentação da sinfonia "A Ressurreição", de Gustav Mahler, pela OSESP, para ser mantida como importante marco da cidade de São Paulo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário