Todo homem já passou pela fase de aprender a se barbear e, com certeza, todos já se cortaram muito com isso. Mas saiba que tudo já foi bem pior. Até o começo do século passado existiam lâminas seguras para nos barbear adequadamente e então proliferou-se nas cidades um profissional: o barbeiro.
O barbeiro era um cara que abria seu negócio para cuidar da barba e dos cabelos dos homens e cobrava um preço justo pelo serviço. Esse profissional era e até hoje continua sendo tão importante, que foi tema de filme e de ópera. Anos depois, com a chegada da marca Gillete com seu investimento maciço em propaganda e tecnologia, criando lâminas mais seguras e baratas, poucos homens mantiveram a tradição de ir ao barbeiro, o que acabou tornando-se uma atividade cara, antiquada e dos tempos do seu avô.
Hoje, com o aumento da renda média e a redescoberta do prazer por uma certa nostalgia, ir ao barbeiro passou a ser uma atividade legal e muito masculina. Pensando nesse prazer, o Blog "O Homem Elegante" listou 7 motivos para você redescobrir a barbearia.
1. O ambiente é bom e você tem o que fazer enquanto espera
Salões de cabeleireiros vivem lotados e sempre te fazem esperar. O problema é que a sala de espera cheira a produtos químicos e o bla-bla-bla da mulherada não cessa. As revistas da mesinha ao lado são todas antigas e totalmente sem conteúdo, pelo menos para o homem.
Numa barbearia, você encontra revistas voltadas para homens. Além disso, você pode apenas relaxar e bater papo. Afinal, sempre é um bom passatempo.
2. Você tem com quem e sobre o que conversar
Na barbearia compartilham-se assuntos e, principalmente, reclamações. Assuntos sobre esportes, política, carros, futebol, mulheres. Assuntos que fazem o tempo passar.
É um profissional que sabe manusear tesouras, máquinas e navalhas. Loção pós-barba e gel para cabelos são seus únicos cosméticos. Portanto, nunca vá ao barbeiro se quiser algo mais incrementado.
O barbeiro corta cabelos e faz barbas.
4. Serviço enxuto, mas completo
As opções são simples e óbvias: preço do corte de cabelos e preço para fazer a barba.
Porém, o serviço de corte de cabelos normalmente vem acompanhado de uma aparada nas sobrancelhas e um corte nos pelos de nariz e orelhas.
5. Humildemente o barbeiro te oferece uma consultoria estética ali mesmo, na cadeira
Você poderá pedir umas dicas ao profissional e ele te ensinará, de graça, como fazer barba do jeito certo e como se livrar dos pelos encravados do pós-barba; como se livrar da caspa e dos fios brancos que começam a aparecer...
6. É um ótimo programa para pais e filhos
Da mesma forma que é divertido ir ao futebol com seu filho, mostre ao garoto as coisas que o avô dele fazia.
7. Assistir ao trecho do filme Gran Torino, com Clint Eastwood.
Nenhum comentário:
Postar um comentário