Nova York tem um excelente sistema de metrô, capaz de levá-lo a todos os pontos turísticos da cidade. Por isso, dificilmente você precisará alugar um carro ou usar um táxi.
O metrô vende um cartão magnético chamado "MetroCard", que dá acesso a metrô e ônibus de acordo com o pacote de viagens que você comprar. Com o MetroCard em mãos, você vai andar pela cidade como um verdadeiro nova-iorquino.
O metrô de Nova York tem 468 estações que servem 24 linhas, mais do que qualquer outro sistema de metrô do mundo.
As linhas (rotas) são identificadas por LETRAS, como A, B,C ou números, como 1, 2, 3. Essas linhas atendem Manhattan, The Bronx, Brooklyn e Queens. Já Staten Island é atendida pelo Staten Island Railway (SIR).
O mapa do metrô é distribuído gratuitamente nas estações.
Ao entrar na estação, observe a placa de identificação da estação (geralmente acima das escadas), que informa se a estação está aberta e se há algum agente da estação disponível na cabine. É importante notar que embora o metrô funcione 24 horas por dia, nem todas as entradas de estações ficam abertas ou têm agentes o tempo todo.
Aguardando o trem
Siga os painéis indicando a linha que você deseja utilizar. Na plataforma, você encontrará indicações que informam quais trens param ali em em qual direção eles vão, como Uptown, Downtown, Brooklyn.
Importante: em cada plataforma podem passar trens de várias linhas do metrô. Você pode estar numa plataforma esperando o trem da linha 1 e, de repente, vir o trem da linha 2. Em Nova York é assim mesmo, vários trens utilizam a mesma plataforma. Aguarde o seu trem.
Geralmente cada trem passa de 2 a 5 minutos nos horários de pico (das 06h30 às 09h30 e das 15h30 às 20h00, de segunda a sexta-feira); a cada 5 a 10 minutos no meio do dia (das 09h30 às 15h30, de segunda a sexta-feira); a cada 5 a 15 minutos à noite (das 20h00 às 00h00, de segunda a sexta-feira) e a cada 20 minutos entre 00h00 e 06h30.
Aguarde atrás da linha amarela da plataforma. Se você estiver fora do horário de pico, especialmente à noite, é recomendável permanecer numa área chamada "Off Hour Waiting Area". Uma placa amarela, geralmente pendurada no teto, identifica essa área. Quando você fica nessas áreas, um agente do metrô estará vendo você.
Durante as horas de baixo movimento, muitos trens têm menos carros. Procure placas pretas e amarelas que indicam onde esperar o trem na plataforma.
A maioria das linhas tem dois profissionais, um operador e um condutor. Nos horários de baixo movimento é aconselhável entrar nos carros onde ficam o operador ou o condutor, que são o primeiro vagão e um outro no meio do trem.
Diversas estações têm um anunciador eletrônico que informa que o trem está chegando. Este aviso geralmente fica perto da área "Off Hour Waiting Area" e também indica se o trem está indo "uptown" ou "downtown". Você ouvirá um "beep" alertando que o trem está perto de chegar.
No metrô de Nova York, as linhas podem ter a rota Local ou a rota Expressa.
O trem que estiver na rota Local para em todas as estações, enquanto o trem Expresso pula algumas estações. O mapa do metrô indica quais paradas são expressas (círculo cheio) e quais são locais (cículo vazio).
Como usar o MetroCard
Carregue o cartão com o valor do pacote que desejar.
Com o nome "MetroCard" virado para você, deslize o cartão pelo leitor num movimento firme, mas tranquilo. Quando o visor da catraca mostrar "GO", siga adiante.
Se o visor exibir "Please, swipe again", passe o cartão novamente. Não será cobrada uma nova tarifa.
Se o visor exibir "Swipe card again at this turnstile", não vá para outra catraca, pois ou você será cobrado por outra viagem (no Pay-Per-Ride MetroCard) ou será impedido de entrar na estação por 18 minutos (com o Unlimited MetroCard).
Se exibir "See agent", significa que há algo errado com o seu cartão e é melhor você procurar o agente da estação.
Com estas informações, você está pronto para andar de metrô em Nova York. Go!
Nenhum comentário:
Postar um comentário