terça-feira, 17 de junho de 2014

Homem: Como se vestir bem.

Homem elegante e bem-vestido é aquele que se apresenta com a roupa certa em reuniões, eventos e atividades profissionais, de acordo com a situação, ocasião e função que exerce. Um lapso na forma de se vestir pode comprometer todo o sucesso profissional.
O executivo bem-sucedido, além de ter bom gosto e senso crítico com relação a sua postura, personalidade e forma de ser, evita em seu guarda-roupa cores berrantes e chamativas. O certo é optar por tons clássicos e sóbrios, que nunca saem de moda e não comprometem a produção visual.
Muitos homens reclamam do terno e da gravata, e justificam este descontentamento dizendo que se sentem sufocados ou que sofrem com o calor do verão. Independente do motivo da insatisfação ou do descontentamento, dependendo da posição hierárquica ou da profissão, o terno e a gravata continuam despertando nas mulheres encanto e sedução. Nove entre dez preferem homens de terno e gravata pelo charme, pela sedução e pela masculinidade que transmitem. Sem falar que esse traje continua sendo sinônimo de respeito, seriedade e profissionalismo.
Existem alguns truques para usar terno sem passar por apertos. O verão, por exemplo, pode ser perfeitamente superado sem grandes problemas graças ao tecido de microfibra, às camisas de algodão, aos cortes esportivos, tecidos leves e cores suaves. A composição harmônica e perfeita é aquela que combina o estilo com o jeito de ser do homem, seja ele tradicional ou moderno.
Saiba o que significa cada traje no guarda-roupa de um homem:
Terno tradicional: Conjunto composto de três peças em padrão único: paletó, colete e calça. É uma ótima opção para homens que possuem um estilo mais clássico.
Blaizer: O blaizer cai bem em qualquer tipo de compromisso mais informal, a qualquer hora do dia. Combina tanto com quem tem um jeito descontraído de ser, como com quem gosta do estilo elegante de se vestir.
Costume: Conjunto de paletó e calça. Combina com qualquer estilo e pode ser usado em situações informais.
Terno jaquetão: Conjunto de paletó com três ou quatro botões transpassados e calça. Está atualmente em desuso, pois a moda dita terno com três, quatro ou cinco botões.
Sobretudo: Elegante e versátil, em lã e no comprimento logo acima do joelho, faz o gênero esportivo quando usado com calça e suéter ou formal, se usado com terno ou costume.
Sobretudo de pura lã: No comprimento abaixo do joelho, fica muito elegante quando usado com smoking.
Casaca: Deve ser larga o suficiente para se sobrepor ao paletó. Dá destaque à roupa, além de proteger da chuva, causando um visual impecável.
Terno de verão: Em linho e com corte desestruturado, garante conforto e elegância para a estação, podendo ser usado sem gravata em situações informais. Pode ser usado com camisa estampada ou floral, em algodão ou viscose, e com cinto esportivo.
Jeans: Usado em situações informais ou por executivos mais liberais. Combinado com blaizer esportivo e camisa passa a sensação de descontração e liberdade de ação.
Smoking ou black-tie: São versões democráticas das casacas do século XIX. Em estilo clássico, é um paletó de tecido preto com lapela de cetim ou seda e abotoamento cruzado, com dois botões. Calça preta, com barra simples, ou seja, não deve ser dobrada sobre o sapato (barra italiana). Complementado rigorosamente com meias pretas, sapatos sociais de verniz ou couro liso, gravata borboleta preta, camisa branca de colarinho alto e faixa de cetim na cintura. Os tecidos mais apropriados para este tipo de vestimenta são os mais leves, como a lã fria ou a seda. Deve ter um bom acabamento e linhas clássicas.
Dinner, fraque, meio-fraque ou summer: Utilizados em situações extremamente formais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário