O aperto de mão é um grande revelador da personalidade e da educação do homem.
É extremamente desagradável aquele aperto de mão que parece que vai lhe quebrar os ossos. Um excesso de vigor desnecessário, apenas para dar a sensação de uma falsa rudeza.
Horrível também é aquele cumprimento tipo "mão frouxa", ou escorregadio e gelatinoso, que não encaixa mão com mão e já a está escondendo novamente, transmitindo toda a insegurança pessoal ou profissional, dependendo do momento.
Homens, prestem muita atenção a isso: a iniciativa de estender a mão cabe sempre à mulher.
Mas isso não quer dizer que, caso seja tomada pelo homem, ele será deselegante.
Ainda seguindo a etiqueta, uma pessoa mais jovem não estende a mão antes que a pessoa mais velha o faça. Claro, isso é regra de etiqueta. Repito que, caso aconteça, a pessoa não estará sendo deselegante.
Aos fumantes de plantão: JAMAIS cumprimente alguém com o cigarro na mão!!! Isso é, além de uma tremenda falta de educação, também muito deselegante.
Importantíssimo salientar que um homem elegante nunca cumprimenta ninguém com a mão esquerda no bolso.
Existem ainda os apertos de mão modernos, criados como um código pelas pessoas mais jovens. Isso, para cada idade, é bem bacana, demonstra a conexão entre eles.
O importante mesmo o aperto e mão é a demonstração de simpatia, acolhimento e satisfação.Com ele selam-se negócios, amizades, contratos, parcerias;enfim, um relacionamento de paz.
Agora, você precisa prestar muita atenção ao viajar para fora do Brasil, informando-se quanto aos costumes no exterior. O que para nós brasileiros é muito usual, no exterior poderá soar vulgar ou indelicado.
Perceba como a elegância pode estar presente no mais simples gesto, como o de apertar a mão, tornando o homem ainda mais elegante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário