segunda-feira, 23 de junho de 2014

Aeromodelismo: voar com os pés no chão.



Para muitos pode parecer brincadeira de criança, mas o aeromodelismo é coisa de gente grande. Em São Carlos, interior de São Paulo, a paixão pelas miniaturas e réplicas de aviões e helicópteros manipulados por controle remoto conta com cerca de mais de 200 pessoas. Para muitos, o aeromodelismo é também uma forma de fazer novas amizades e manter as antigas.

E há quem tenha transformado o hobby em trabalho. Pessoas deixaram o trabalho em empresas para montar lojas que vendem desde pequenas peças até os aviões e helicópteros prontos para o voo. E, sinceramente, são lojas que encantam até mesmo quem não entende nada de aeromodelismo.

As réplicas são perfeitas e têm minúcias nos detalhes como hélice de madeira, piloto e trem de pouso. Variam de 30 gramas a 45 quilos e atingem cerca de 100 km/h, podendo chegar a 320 km/h. Os modelos mais simples custam cerca de R$ 500, mas há quem desembolse até R$ 15 mil por um exemplar.

Eles têm até nomenclatura própria: automodelo (carrinhos que têm até pneus para estrada e asfalto), aeromodelo (aviões), helimodelo (helicópteros) e nautimodelos (lanchas e barcos).






Nenhum comentário:

Postar um comentário