Vale a pena apostar nessa experiência. Você verá que é muito agradável passar um tempo consigo mesmo, ter oportunidade de sair da correria do dia-a-dia e pensar em sua vida.Também é uma chance fantástica de entrar em contato com pessoas de várias partes do mundo. Para o homem, ainda tem outro benefício, o de libertar-se da dependência feminina e poder descobrir seus talentos até então ocultos, como cuidar de suas próprias roupas, de sua bagagem, de sua alimentação.
Os benefícios para quem viaja sozinho estão na administração da própria rotina, fazer o que deseja com prazer, sem a interferência de terceiros.
VIAJAR SOZINHO É SEGURO?
- Mantenha carteira e mochila sempre por perto
- Quando for beber um drink, nunca tire os olhos de seu copo. Assim você evita que alguma pessoa manipule sua bebida com drogas ou outras substâncias
- Evite ficar em lugares muito isolados e desertos
O MELHOR DESTINO
A escolha do destino também pode fazer diferença na viagem. Uma dica para quem vai viajar sozinho pela primeira vez, é dar preferência pelas cidades grandes, como Nova York, Madrid, Lisboa, Milão, Paris e Londres. Nos centros urbanos a infraestrutura é muito melhor. Muita gente tem medo de pegar táxi sozinha, por exemplo, e nesses lugares você consegue se locomover muito bem usando somente o transporte público, como ônibus e metrô.
Antes de se decidir para onde vai, é importante levar em consideração o tipo de atividade que gosta de realizar. A oferta de lazer e atividades culturais também costuma ser maior nas grandes cidades. Na Europa, alguns restaurantes descolados possuem mesas compridas, que comportam muitas pessoas ao mesmo tempo. A rotatividade costuma ser maior e oferece ao viajante a oportunidade de conhecer muitas pessoas durante as refeições.
APROVEITANDO AO MÁXIMO A VIAGEM
Outra alternativa para quem está em uma viagem solo e que conhecer melhor determinado local, mas não sabe por onde começar, são os microguias. Esse conteúdo online reúne dicas feitas por donos de blogs que moram nas cidades, principalmente as que ficam na Europa e Estados Unidos.
O viajante pode, inclusive, marcar um encontro com essas pessoas para que elas o apresentem ao lugar e aos amigos. É uma sugestão eficaz principalmente para quem não é tão extrovertido. Quem tiver dificuldade para encontrar microguias na cidade aonde vai, uma opção é frequentar blogs de viagens ou comunidades de viajantes na internet. Aqui no Brasil temos um infinidade de conteúdo desse tipo, que permitem que as pessoas encontrem dicas, tirem dúvidas e, é claro, conheçam gente nova também. Tudo de uma maneira muito ágil e atualizada.
SOLIDÃO E AUTOCONHECIMENTO
Outra dúvida que ronda os pensamentos de quem está planejando uma viagem solo é o medo da solidão. Mas não há motivos para se assustar. Viajando sozinho, só fica sozinho quem realmente quer. Para driblar a solidão, basta ter em mente que se você está em um lugar novo, é para explorá-lo. Então, não tenha medo de sair do hotel e viver tudo de bom que a viagem pode oferecer. Até a saudade da família é fácil aplacar com as facilidades tecnológicas.
Ao final dessa incrível experiência, o autoconhecimento é a melhor lembrança que você trará na bagagem. Quando viajamos sozinhos, somos tentados o tempo todo, pois é preciso lidar com imprevistos no voo, no hotel ou nos passeios, por exemplo. Nessas situações é importante perceber como você reagiu ao estresse, quais medidas adotou para zelar pela sua segurança, como se abriu às pessoas e o que motivou suas escolhas. Tudo isso gera uma reflexão e nos ajuda a sermos pessoas melhores e, principalmente, mais conscientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário