Uma reunião é extremamente necessária para que os negócios se consolidem ou certos pontos sejam abordados. Para o homem que ascendeu na hierarquia empresarial, muitas vezes é difícil saber como se comportar em momentos como este, já que a imagem da empresa dependerá de você.
Num almoço de negócios a situação torna-se ainda mais complicada, já que envolve ambientes mais tranquilos, o que pode lhe confundir e o deixar tão à vontade, que você poderá falar e fazer o que não deve.
Pense que o modo como você se comporta é essencial para o sucesso do negócio em questão. Por isso, bons modos e postura profissional contam, e muito, para a construção de uma carreira.
A escolha do restaurante perfeito
Um ambiente com muito barulho e agitado não é ideal para este tipo de almoço. Imagine ter de gritar para realizar uma conversa ou se deparar com um cliente que se distrai sempre que alguém passa por ele.
Por isso, a escolha do restaurante é ideal. Nunca pense em levar o cliente a lanchonetes ou locais em que apenas um público jovem frequente, a não ser que ele escolha, pois isso pode lhe dar a imagem de pouco maduro para a posição que ocupa.
Por comodidade, veja algum restaurante que facilite a sua vida e a do seu cliente. Ao optar por um local perto das empresas, você perderá menos tempo com o trânsito e terá mais chances de convencer seu cliente sobre as propostas a serem apresentadas.
É claro que o restaurante perfeito pode ser difícil de ser encontrado, mas sempre pense no cardápio, no ambiente e nas pessoas que o frequentam. Se forem apenas empresários, as chances de você acertar são muitas.
Comportamento ideal
Nessas ocasiões, conhece-se um representante de uma empresa. Isso significa que o que ele fala e como ele age são parte do que ele aprendeu no ambiente de trabalho, principalmente quando a conversa é sobre negócios.
É um momento em que o cliente o conhecerá. Por isso, o comportamento deve ser simples, educado e com atenção voltada sempre ao cliente. Desligue o celular, use os talheres de forma adequada e não coma como quem está sem se alimentar há horas, mesmo que isso seja verdade. Quem convida paga a conta, mesmo que seja a mulher.
Pergunte se o cliente precisa de alguma coisa, seja o anfitrião, como se o recebesse em casa. Caso aconteça algum acidente, chame o garçom e aja naturalmente, nada de escândalos. Ficar vermelho por derrubar algo é normal, mas se você não der tanta atenção ao fato, certamente o cliente não dará.
Nunca tire o paletó, somente se a pessoa com quem está negociando o fizer, aliás, vocês estão ali a trabalho e não para agir como se estivessem em casa. Por esse mesmo motivo, a reunião deve ser breve com, no máximo, duas horas de duração, para não cansar.
Como vestir-se para o almoço
A roupa geralmente causa indecisão; porém, as gravatas devem ser sóbrias e o terno, o mais simples e elegante possível.
´
Nenhum comentário:
Postar um comentário